O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

10 de maio de 2020

CELEBRAR EM CASA - EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

 

 

 

 

 CELEBRAR EM CASA

 

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

 

5º  DOMINGO DA PÁSCOA. 2020, ANO A

 

Prepare um espaço com cadeiras em circulo, coloque no centro a bíblia e uma vela, convide as pessoas para se juntarem. Alguém acende a vela. Todos ficam em silêncio por algum tempo. A pessoa que vai presidir a celebração começa a celebração com os versos da abertura.

1. ABERTURA

- Quem preside canta, os demais repetem:

- Verdadeiramente, ressurgiu Jesus, [bis]

Cantemos aleluia, resplandece a luz. [bis]

- Eis que um santo dia, para nós brilhou, [bis]

Nele, o Senhor agiu, sem fim seu amor. [bis]

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. [bis]

Glória à Trindade santa, glória ao Deus bendito. [bis]

2. MOTIVAÇÃO

Neste 5º domingo da páscoa, renovemos nossa esperança na vida, mesmo em meio a turbulência do momento presente. Lembremo-nos uns aos outros, que a palavra de ordem é ficar em casa.

3. SALMO 33(32)

Oremos com as palavras do salmo 33, nossa confiança no Senhor.

Sobre nós venha, Senhor, a tua graça,

da mesma forma que em ti nós esperamos!

1. Pois reta é a palavra do Senhor

 

e tudo que ele faz merece fé.

Deus ama o direito e a justiça,

transborda em toda a terra a sua graça.

2. O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem

 

e que confiam, esperando, em seu amor,

para, da morte, libertar as suas vidas

e alimentá-las quando é tempo de penúria.

- Oração silenciosa

4. ORAÇÃO

Deus de todos os povos, que enviaste teu Filho para nos conduzir a ti e fizeste de nós teus filhos e filhas, guarda-nos com carinho em teu amor para que, ressuscitados com Cristo, tenhamos verdadeira

liberdade e vida em plenitude. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

5. LEITURA DO EVANGELHO - João 14,1-12 - Uma pessoa da casa faça pausadamente a leitura:

Leitura do Evangelho de João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.

' Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.' Disse Felipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!' Jesus respondeu: 'Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. Palavra da Salvação.

6. MEDITAÇÃO

- Quem preside lê o texto abaixo e abre para a partilha do grupo:

O Evangelho deste 5º domingo do tempo pascal faz a gente voltar para as ultimas conversas que Jesus teve com os seus discípulos antes de morrer. Sentindo que a morte de Jesus se aproximava, em meio a perseguições, traições e negações, os discípulos estavam com muito medo.

No momento de crise, desejamos do fundo do coração, uma palavra que aponte uma saída, que seja uma luz na escuridão. Jesus responde à aflição dos discípulos com uma promessa: “não fiquem tristes, na casa do Pai há muitas moradas”.

E Jesus se apresenta como a morada do Pai: quem me vê, vê o Pai. Crer em Jesus, é segui-lo como caminho, é escutar a Palavra da verdade, é viver como ele viveu, fazendo as suas obras. E para fazer as obras de Jesus não basta eficiência, a condição é ter fé na sua pessoa.

Na liturgia e na espiritualidade cristã, impôs-se orar em nome de Jesus. Orando em seu nome, participamos da sua intimidade com o Pai, cremos no Pai com a fé de Jesus que o fez se encarnar em nossa humanidade. Desta maneira cada um de nós se torna o lugar da morada de Deus, à medida que se torna humano/a como Jesus. A casa de Deus está dentro de nós e da nossa própria casa.

7. PRECES

Invoquemos a Cristo, e confiemos a ele as nossas preces, dizendo:

Lembra-te de nós.

- Ó Cristo, porta e caminho que nos conduz a uma vida plenamente humana.

Lembra-te de nós.

- Ó Cristo, tenda do Pai, nos caminhos da humanidade desolada pela doença e pela violência.

Lembra-te de nós.

- Ó Cristo Verdade, fonte de toda sabedoria e discernimento, neste mundo com tantas desinformações.

Lembra-te de nós.

- Ó Cristo nossa vida, que estabelece morada em nós junto com o Pai.

Lembra-te de nós.

- Preces espontâneas...

8. PAI NOSSO

Oremos a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso...

9. BÊNÇÃO

O Deus da paz, que pela força do seu Espírito ressuscitou Jesus dentre os mortos, ressuscite-nos desde já para uma vida nova. A ele a glória e o louvor para sempre. Amém.

- Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. Amém.

- Que todos os irmãos e irmãs que adormeceram no Senhor, por sua misericórdia, descansem em paz. Amém.

ORAÇÃO À MESA

- Estando todos/as em torno da mesa , canta-se o refrão:

Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida,

o pão da alegria, descido do céu.

Quem preside faz a oração:

Nós te louvamos Senhor Jesus, porque ressuscitado te manifestaste aos discípulos durante uma refeição. A nós que recebemos o dom da tua Palavra, concede-nos partilhar estes alimentos na alegria e em ação de graças; dá-nos um coração generoso para repartir o que somos e temos. A ti a glória pelos séculos. Amém.

 

> 2 - Atualizando:     Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Neste momento de crise, desejamos do fundo do coração, uma palavra que aponte uma saída, que seja uma luz na escuridão. Jesus responde à aflição dos discípulos com uma promessa: “não fiquem tristes, na casa do Pai há muitas moradas”.

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     EVANGELHO - João 14,1-12

> 4 - Dicas e Sugestões:    Preparar um espaço com cadeiras em circulo; colocar no centro a bíblia e uma vela; convidar as pessoas para se juntarem. Alguém acende a vela. Todos ficam em silêncio por algum tempo.